Geral

Caravana Saúde Aracaju realiza mais de 200 atendimentos na feira do Dom Pedro I


Dando continuidade aos serviços de promoção à saúde da população aracajuana, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou  mais uma edição da Caravana Saúde Aracaju. A ação, que já é marca registrada nas feiras da capital, foi realizada na feira do conjunto Dom Pedro I, localizado no bairro José Conrado de Araújo, e, apesar da forte chuva que surpreendeu as equipes da SMS, foram contabilizados 176 testes rápidos realizados no Centro de Testagem Aconselhamento (CTA) Itinerante, destes, cinco reagentes para sífilis. Foram realizados ainda 52 aferições de pressão arterial e panfletagem de conscientização sobre o uso de preservativos e a importância dos testes preventivos.
Fotos: Ascom SMS
clique para ampliar
clique para ampliar

 

Para a feirante Célia Carla da Silva, 36 anos, a ação facilita o acesso dos que trabalham na feira aos serviços de saúde. “Muito boa essa ação porque a gente que trabalha o dia todo, em diferentes feiras, porque todo dia tem feira em algum lugar e, na correria, que é muito grande, às vezes não dá pra ir ao posto. Aqui, rapidinho eu conferi minha pressão e ainda fiz o teste, pra mim foi muito bom”, afirmou.

O representante comercial Adilson dos Santos Martins, de 42 anos, que realizou o teste rápido pela primeira vez, se disse satisfeito com a ação que é de grande importância para quem realmente quer se cuidar. “Pra mim, quem gosta de sexo tem que aprender a gostar de se cuidar também e além de usar a camisinha, fazer o teste independente de qualquer coisa. Ter esse serviço de teste rápido mais próximo da população é extremamente importante e evita as diferentes desculpas que a gente usa para fugir de médico”, pontuou em tom descontraído.

Participação do PRD

A edição da feira no Dom Pedro contou também com a participação de uma equipe do Projeto Redução de Danos (PRD) auxiliando no trabalho de conscientização e acompanhando usuários para realização de testes rápidos.

De acordo com o coordenador do PRD, Wagner Mendonça, a participação colaborativa do Programa nessas ações visa apoiar o trabalho já realizado. “Nessa localidade nossas ações são desenvolvidas nas segundas-feiras, além de todo um trabalho que já é feito com moradores em situação de rua, prostitutas e usuários de drogas, fazemos questão de apoiar essas atividades, e hoje nós trouxemos alguns usuários atendidos pela equipe aqui da região para realizar os testes”, reiterou.

A Caravana Saúde Aracaju já percorreu seis feiras livres da capital e segue atuando, levando serviços básicos de promoção e atenção à saúde, cada vez mais perto da população.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *