Saúde

Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra nesta sexta-feira


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa a população que a Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza será encerrada nesta sexta-feira, 20. A campanha teve início no dia 30 de abril e até o momento ofertou 59.640 doses da vacina, o que corresponde a 52,64% do público-alvo. A vacina está disponível nas 43 Unidades de Saúde da Família, no horário das 7h às 17h, mas a população também pode procurar no período da noite, comparecendo em qualquer uma das dez unidades que funcionam em horário estendido, das 17h às 20h.

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também entra no grupo prioritário a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.

clique para ampliarFotos: (Ascom/SMS)
Cleverton Santos com a filha Milena, de 4 anos
clique para ampliar
clique para ampliarAdalgisa Ferreira também trouxe o esposo para tomar a vacina

 

A coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Débora Moura, reforça que a vacina é eficaz e segura. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas para imunizar o quanto antes. A vacina contra gripe demora 15 dias para começar a surtir o efeito de defesa do organismo. Quanto mais cedo a pessoa é imunizada melhor”, enfatizou, lembrando que o inverno é a estação mais suscetível de circulação do vírus.

Cleverton Santos é pai da pequena Milena, de 4 anos. Segundo ele, é preciso vacinar a filha para que ela esteja sempre protegida. “Eu sempre deixo a caderneta de vacinação da minha filha atualizada, todo ano ela toma a vacina da gripe e dessa vez principalmente, pois já é o último ano que ela vai tomar, porque ela está perto de fazer cinco anos”, informou.

Já a senhora Adalgisa Ferreira do Nascimento, 69 anos, também faz parte do grupo prioritário da campanha e quando soube que essa semana é a última para tomar a vacina, correu para unidade de saúde mais próxima. “Eu acho importante tomar essa vacina e todo ano eu tomo para não ficar com gripe. Trouxe minha carteira de vacinação e vou aproveitei para trazer meu esposo e fazer ele se vacinar também”, explicou.

Edjane Oliveira é profissional de saúde, que também faz parte do público da campanha. “Todo ano tomo a vacina para me proteger. Os profissionais de saúde tem que está protegidos sempre, pois lidamos diariamente com muitas pessoas que talvez já estejam com o vírus. Também aproveito para alertar que quem ainda não tomou que compareça a uma unidade de saúde para se vacinar, pois a campanha está acabando”, alertou.

USFs que abrem até 20h

USF José Augusto Barreto (Avenida Euclides Figueiredo, S/N – bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (Rua Major Aureliano, nº100 – bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (Rua Renato Fonseca Oliveira, S/N – bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Avenida Radialista José Silva Lima, S/N – bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Travessa 5, S/N, Conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (Rua H5, S/N – Conjunto Augusto Franco)

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara, S/N – bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Avenida Lamarão, S/N – bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Avenida Hermes Fontes, S/N – bairro Grageru)

USF Dona Jovem (Rua Altamira, S/N – bairro Industrial)

 


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *