Política

BOSCO CORRE CONTRA O TEMPO


 

O ex-deputado federal Bosco Costa trabalha duro para tentar voltar para Brasília. Agora, no PR, Bosco tem que correr contra o tempo, para refazer alianças e conquistar novos aliados, principalmente na região do Agreste.

02

ITABAIANA

Os itabaianenses querem ter um deputado federal, mesmo que não seja filho da terra, mas o município precisa de um representante em Brasília. Quem se habilita?

03

ROMPER

A candidatura do engenheiro Adailton Martins faz com que seu irmão prefeito Airton Martins, MDB, rompa com velhos aliados. Afinal, farinha pouca, meu pirão primeiro. Resta saber se o povo o acompanhará nesta nova aventura.

04

FOICE

Sempre a reboque do PT, a turma do PCdoB experimentará o que será uma eleição sem se arrastar nas pernas das calças de Lula. Com a prisão do grande capo, a turma da foice e do martelo terá que correr atrás dos votos dos indecisos, para tentar emplacar Manuela D’Ávila.

05

EM ARACAJU

A pré-candidata à Presidência do Brasil do PCdoB, Manuela D´Ávila, está em Aracaju cumprindo uma agenda política e, na manhã de ontem, segunda-feira, 23, concedeu entrevista coletiva e falou dos projetos políticos do seu partido para tirar o Brasil da crise.

06

TRIBUTÁRIA

Manuela conversou bastante, defendeu a reforma tributária com menor carga para a classe trabalhadora, tomando como exemplo os esforços do governo maranhense que aplica taxas diferenciadas para os bens oriundos de herança, e ainda promete reformular o pacto federativo instituindo fórmulas que possam concentrar maior recursos na base e retirar os superpoderes da União no fatiamento deste bolo tributário.

07

ENTENDIMENTOS

Manuela D´Ávila confessa que tentou costurar entendimentos em busca de uma unidade entre os partidos de esquerda e observa a impossibilidade diante do momento tão complexo, marcado, conforme frisou, por uma crise construída pela equipe do presidente Michel Temer (MDB) a partir do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que ela classifica como golpe de Estado.

8

ALIADOS

Os aliados do PCdoB nesta caminhada rumo à Presidência da República, segundo Manuela D´Ávila, passa pelo diálogo direto com a juventude, na tentativa de acolher os indecisos, e também na construção de uma aliança com os movimentos sociais que ainda não conseguiram registro enquanto partidos políticos, citando como exemplo a Frente Favela Brasil e os Coletivos de Mulheres, que estão surgindo em todo o país.

9

MÍNIMO

Manuel critica os defensores do Estado mínimo e se declarou uma personalidade que trilha em sentido oposto ao deputado Jair Bolsonaro (PSB), que lidera as pesquisas de opinião pública, perdendo apenas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso e aguarda, como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, os desdobramentos jurídicos para entrar efetivamente na disputa eleitoral.

10

BOLSONARO

“Quando falam que eu sou o oposto do Bolsonaro, eu penso: sou mesmo porque ele é o ódio e eu sou o amor”, destaca. “Ele é aquele que defende que as pessoas se matem e eu sou aquela que defende que as pessoas podem conviver harmonicamente, com felicidade e a felicidade é materializada em ações do Estado também. Não vai ser o ódio que vai fazer o Brasil ter o protagonismo internacional”, complementa Manuela .

11

PRORROGAÇÃO

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até as 23h59 desta terça-feira, 24. São 155 mil vagas ofertadas, sendo 50 mil com juro zero. Até a manhã desta segunda-feira, 23, já haviam sido concluídas 170.190 inscrições.

O QUE É PRECISO

Para se inscrever, é preciso acessar a página do Fies na internet. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

13

JURO ZERO

A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. A outra modalidade, chamada de P-Fies, destina-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.