Variedades

BOMBEIROS REIVINDICAÇÃO EFETIVAÇÃO


Representantes do sindicato dos bombeiros profissionais civis do Estado de Sergipe participaram na manhã desta terça-feira, dia 11 de setembro, da realização da sessão plenária na Casa Legislativa de Sergipe. Bombeiros reivindicam a efetividade da aprovação de Projeto de Lei (PL) que foi aprovado pela casa.

De acordo com o vice-presidente do sindicato dos bombeiros, Charles Bruno de Almeida Fontes, o PL diz respeito à contratação de bombeiros civis no Estado.

“Queremos que essa lei venha ser devidamente cumprida. A classe está carente do maior quantitativo de bombeiros contratados pelas empresas privadas. Temos poucos de nós contratados. Cerca de 250 somente na capital. Nosso intuito é que empresas de grande porte tenham bombeiros civis em seu quadro. E a aprovação da lei aqui na Alese favorece essa condição”, afirma Charles Bruno.

Valor profissional

Bombeiros Civis na Casa Legislativa Foto: Stephanie Macêdo

Charles Bruno explicou que empresas privadas estão contratando grande número de bombeiros civis para impedir que situações de risco cheguem a ameaçar o local de trabalho e as pessoas que ali circulam, privando pela segurança e atendimento imediato.

“A necessidade de regulamentação da profissão, bem como, o aumento do contingente desses profissionais ocorreu no âmbito federal, e tem aprovação da Alese. Ato engrandeceu a categoria, garantindo benefícios antes não visualizados pelos brigadistas”, reivindica.

Segundo o vice-presidente do sindicato, além de prevenção a incêndios, bombeiros protegem  pessoas e patrimônios de riscos de incêndios e vazamentos, inspeciona e testa equipamentos de segurança. Realiza salvamentos terrestres, aquáticos e em altura e presta primeiros socorros. Treina equipes e brigadas em emergências.