Cidade

Bandidos agem livremente aterrorizando ciclistas e pedestres no Parque dos Cajueiros e proximidades


Ciclistas denunciam assaltos no Parque dos Cajueiros
Foram registrados dois assaltos a ciclistas em menos de 24h
Em menos de 24h, foram dois assaltos na ciclovia do Parque dos Cajueiros

Dois assaltos a ciclistas foram registrados na região do Parque dos Cajueiros em menos de 24 horas. O primeiro caso ocorreu na noite desta terça-feira, 7, quando o estudante Daniel Matias foi abordado por dois homens armados com faca. O segundo roubo ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, quando outro ciclista teve a sua bicicleta levada por três homens armados com revólver.

No primeiro caso, o estudante Daniel Matias teve um prejuízo de R$ 9 mil e quase perdeu a chance de participar da 3ª etapa do Campeonato RR Bike, neste domingo, 10. “Por sorte, um representante da Federação de Ciclismo me cedeu a sua própria bicicleta para que eu participe do campeonato. Tenho que competir ou então perco minha colocação no ranking de Sergipe”, revela.

O assalto da manhã de hoje aumentou ainda mais a sensação de medo e insegurança dos ciclistas que pedalam em Aracaju. De acordo com Diego Carvalho, integrante do grupo Pedalando e representante da Federação Sergipana de Ciclismo, os roubos a ciclistas são comuns em áreas como Parque da Sementeira e Avenida Beira Mar, nas imediações do Parque dos Cajueiros e do restaurante O Miguel, na Orla da Atalaia.

Bicicleta roubada de ciclista está avaliada em R$ 9 mil (Foto: arquivo pessoal)

“Muitas pessoas saem para treinar e isso está se tornando perigoso. É uma situaçao complicada porque são equipamentos caros. É ruim também para aqueles que saem para praticar atividade física e acabam ficando com medo. Acho que deveriam aumentar as abordagens aos ciclistas, principalmente aqueles que estão descaracterizados, além do policiamento e das rondas da Polícia Militar e da Guarda Municipal nessas áreas”, opina.

PM

O Major Jorge Cirilo, do Batalhão de Policiamento de Turismo esclareceu que territorialmente a área do Parque dos Cajueiros pertece à 2ª Companhia do 1º Batalhão, mas que a responsabilidade pela segurança é da Guarda Municipal, já que o local é como se fosse uma praça pública. Ele também explicou que no parque, há uma base da Polícia Ambiental, mas que esta prioriza as demandas relacionadas à crimes ambientais, e somente auxilia do policiamento daquela área quando solicitado apoio.

GMA

A GMA, através de nota, disse que tomou como surpresa as denúncias da população quanto à ação de criminosos na área da ciclovia da Avenida Beira Mar, pois em nenhum momento recebeu queixas ou denúncias referentes aquele local.

Ainda de acordo com a nota, durante cerca de três anos, o Ciclo Patrulhamento da GMA realizou rondas constantes, principalmente nos horários de maior fluxo de pessoas desde a ponte das “Quatro Bocas”, até a ponte nas proximidades do Parque dos Cajueiros. Devido ao baixíssimo índice de ocorrências e ao fluxo diminuto de pessoas entre a “ponte do Riomar” e a “ponte do Parque dos Cajueiros” se comparado ao Calçadão da Avenida 13 de Julho, a atuação voltou a se concentrar na extensão do Calçadão da 13 de Julho.

A nota explica também que após estudos e com a iminente inauguração da continuação do Calçadão da 13 de Julho, a GMA vai ampliar o número de guardiões que atuam naquela região estendendo também sua atuação desde as proximidades do Iate Clube de Aracaju passando por toda a extensão do Calçadão da Avenida 13 de Julho, seguindo a ciclovia pela Avenida Beira Mar até a ponte nas proximidades do Parque dos Cajueiros.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *