Cidade

Bairro Cidade Nova recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti neste sábado


A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital sergipana. Neste sábado, 18, a força-tarefa “Todos contra o mosquito” será no bairro Cidade Nova e vai contar com a participação dos agentes de endemias e de saúde que irão visitar as casas e estabelecimentos comerciais da localidade. A concentração acontece a partir das 7h, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Quintiliano da Fonseca Sobral e o início das atividades está marcado para as 8h.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, o bairro foi escolhido porque apresentou um aumento no índice de infestação. “Observando os números dos dois últimos Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) nós percebemos que o índice de infestação do Cidade Nova passou de 0,6 (baixo risco) em março, para 1,5 (médio risco) em maio. Iremos realizar a força-tarefa para que os agentes reforcem com os moradores os cuidados que todos devem tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”.

Segundo o coordenador de campo, Elielson Rodrigues, a região exige uma vigilância constante por causa dos problemas com o abastecimento de água. “Como é uma das localidades mais altas de Aracaju, os moradores dizem que o abastecimento é irregular e por isso eles costumam armazenar água nas lavanderias e tonéis. No sábado, vamos intensificar as ações e voltar a atenção, principalmente, a esses criadouros que ainda são nossa maior preocupação, tendo o percentual de 71,8% dos focos”.

É importante ressaltar que o combate ao Aedes aegypti deve ser uma preocupação de todos, os agentes estão diariamente nas ruas, mas a comunidade pode e deve ajudar. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *