Polícia

ASSALTANTE DE ÔNIBUS PRESO PELA PF; ADOLESCENTES DIZEM QUE FORAM SEQUESTRADAS NO BUGIO; MORTO A TIROS NO INTERIOR; PRESOS LADRÕES DE CASA COMERCIAL; SECRETÁRIO BANDIDO NO EXTERIOR


Um homem de 23 anos, foi preso na segunda-feira, 17, suspeito de assaltar passageiros de um ônibus intermunicipal. A ação ocorreu no Km 89 da BR 101, em Nossa Senhora do Socorro/SE.

Os agentes federais realizavam o patrulhamento ostensivo da rodovia quando foram informados de que um indivíduo com um objeto perfurante, teria roubado aparelhos celulares de passageiros de um ônibus de transporte intermunicipal. As vítimas disseram aos policiais que o homem teria adentrado ao matagal à margem da via. Ao realizarem buscas no local, a equipe PRF, com o auxílio da Polícia Militar, conseguiu localizar o homem, que foi reconhecido e que estava com quatro celulares.

O infrator, de 23 anos, foi preso e encaminhado à autoridade judiciária.

Adolescentes desaparecidas passam por exames no IML

Exames foram realizados no IML (Foto: Arquivo Infonet)

As duas adolescentes (13 e 16 anos) e a jovem de 18 anos, que ficaram desaparecidas entre o último sábado, 15, e a segunda-feira, 17, já realizaram, segundo parentes de uma das vítimas, os procedimentos no Instituto Médico Legal para esclarecer o que ocorreu durante o período.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os conselheiros tutelares também foram orientados a levá-las à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, para os trâmites necessários.

Até o momento, a adolescente de 13 anos e a jovem de 18 foram ouvidas pela delegada do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) Annecley Figueiredo. Já a terceira prestará depoimento posteriormente, pois estava com febre e foi liberada para o atendimento médico. A Polícia Civil aguarda o restabelecimento da saúde da garota para realizar as ouvidas e comparar as versões apresentadas e chegar ao que aconteceu.

A parente de uma das meninas informou ao Portal Infonetque, durante a festa, elas teriam sido sequestradas por um carro preto e depois abandonadas em um matagal do município de Estância. “Elas voltaram andando e pedindo carona a quem passava”, informou.

Já a SSP disse que outros detalhes serão divulgados apenas após a finalização do inquérito para não prejudicar as investigações.

Entenda

As três estavam desaparecidas desde a tarde do último sábado, 15, quando saíram de casa para irem a uma festa no Conjunto Bugio, em Aracaju. Dois dias depois, elas reapareceram e se apresentaram espontaneamente à Polícia Civil, por familiares e pelo Conselho Tutelar.

Jovem é morto a tiros em Tomar do Geru

O corpo permanece sem identificação no IML (Foto: Arquivo Infonet)

Um jovem de aproximadamente 20 anos foi morto a tiros no município de Tomar do Geru, crime ocorrido na noite da segunda-feira, 17. De acordo com informações do capitão Alanderson Silva, comandante da 3ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar, o jovem estava andando de mãos dadas com a namorada, na rua Duque de Caxias, na cidade, quando foi surpreendido pelos tiros disparados por um homem desconhecido.

Com o barulho dos primeiros disparos, o casal se soltou e correu. O atirador continuou disparando a arma, atingido o jovem pelas costas. A vítima, conforme o capitão Alanderson, também acabou atingida na coxa e no ombro, enquanto a namorada conseguiu fugir, sem ser atingida.

O motivo do crime é desconhecido e será investigado pela Polícia Civil. O corpo do jovem chegou ao Instituto Médico Legal (IML) às 4h43 e está sem identificação oficial. Os primeiros levantamentos realizados pela Polícia Militar chegaram à identificação do jovem como sendo Josevaldo Soares dos Santos.

Mulher é atingida por bala perdida em tiroteio no Marcos Freire

Arma e simulacro apreendidos (Fotos: PM)

Duas pessoas ficaram feridas em uma troca de tiros ocorrida entre dois suspeitos e a polícia. Um adolescente, acusado de envolvimento em um assalto, ficou ferido, e uma mulher que estava dentro do carro com o marido acabou vítima de bala perdida decorrente do tiroteio que acontecia no momento entre policiais militares e dois suspeitos, que teriam cometido um assalto no Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, conforme informações do major Henrique Rocha, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe.

Material apreendido pela Polícia Militar

Nesta ação, o adolescente ferido está custodiado, apreendido, e há um jovem com idade superior a 18 anos preso. O assalto ocorreu na tarde do sábado, 15, no conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. Após o assalto a um estabelecimento comercial, os suspeitos correram. Os policiais militares que faziam ronda observaram o comportamento suspeito dos acusados, que foram apontados como autores do assalto à casa comercial, conforme informou o major Rocha.

De acordo com o major, os policias perseguiram os suspeitos, quando houve reação dos acusados que disparam os tiros contra os policiais. Houve o tiroteio, atingindo o suspeito, um adolescente de 15 anos, e também a mulher que estava no veículo. Há informações, segundo o major Rocha, que há outros dois suspeitos que teriam participado do assalto que conseguiram fugir em um veículo. Apesar das diligências, eles não foram localizados.

O adolescente e a mulher foram conduzidos para o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro e, posteriormente, transferidos para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Conforme o major Rocha, com os dois suspeitos, foram apreendidos dois revólveres, um de calibre 38 e outro de calibre 22, com munições intactas e outras deflagradas. Armas que teriam sido utilizadas pelos suspeitos no confronto com os policiais militares. Além das armas verdadeiras, também houve apreensão de uma arma falsa [simulacro de pistola] e a quantia de R$ 498,00, dinheiro que estava armazenado em uma caixa preta, segundo o major.

Procurado pelo Gaeco por ocultação de informações está no exterior

Promotor Valtemberg Lima fala sobre os investigados (Fotos: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual de Sergipe (MPSE) informou, na manhã desta terça-feira, 18, que o ex-secretário de Aquidabã, Sérgio Joás Santos, que está em viagem ao exterior [o país não foi informado], deve se apresentar à polícia no decorrer da semana. O homem é procurado pela operação Hígia, que investiga desvios de R$ 3 milhões da prefeitura de Aquidabã, na gestão anterior (2012-2016).

“Nós entramos em contato com o advogado, que informou que ele estaria no exterior e em breve se apresentaria”, informou promotor do município Valtemberg Lima. Nessa última segunda-feira, 17, foram presas outras duas pessoas: Joan Diego Nascimento Silveira e Gregório Emilian Valeriu. Os três são acusados de continuar praticando os crimes.

Desde o início deste ano o  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a promotoria de Aquidabã vêm atuando para combater as fraudes. Em janeiro, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de dez denunciados, entre elas o ex-prefeito e um ex-procurador do Aquidabã.

Leidson Moreira explica o início da operação

Na primeira fasefizemos operação de busca em algumas residências e dali surgiram elementos que denotavam que esses réus estariam ocultando patrimônio e também haviam elementos que mostravam que eles continuavam praticando os crimes”, informou o promotor do Gaeco Leidson Moreira. Nessa primeira fase, além da apreensão de documentos, foi decretada a indisponibilidade de bens dos seis dos investigados, incluindo os três nomes já citados.

Limpeza

Os desvios são referentes a serviços de coleta de lixo e limpeza urbana pela empresa Construnews. De acordo com o promotor de Aquidabã Valtenberg Lima, as investigações apuraram que a mesma atua em outros municípios sergipanos. “A empresa atua em outros municípios, que não são o objeto dessa operação, mas podem vir a ser averiguados de acordo com a atuação das devidas comarcas”, explicou.

“Hígia” é uma figura da mitologia grega ligada à saúde, limpeza e sanidade. A operação é decorrente da “Antidesmonte”, deflagrada pelo MPSE e pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe no final de 2016.