Vale o que está escrito

André Moura se filiará ao PMDB, para disputar o Governo de Sergipe e pode fazer dobradinha com Jackson para o Senado


01

CANDIDATURA GARANTIDA

Caso venha a assumir o comando estadual do PMDB, o deputado federal André Moura, PSC, terá garantida a sua candidatura ao Governo de Sergipe e a grande incógnita é saber se o senador Eduardo Amorim, PSDB, terá audácia política de disputar a sucessão de Jackson Barreto de Lima, ainda no PMDB, enfrentando seu fiel aliado. O tempo dirá.

2

PODEMOS

Caso a executiva nacional passe o comando do PMDB para André Moura, líder do Governo Temer no Congresso Nacional, restará a Jackson Barreto de Lima se filiar a outro partido, para disputar o tão sonhado cargo de senador, e eleito estará no céu, porque dizem que lá é que é o verdadeiro céu, para os políticos que não veem limites para chegar ao poder.

3

BELIVALDO

A filiação de André Moura no PMDB poderá levar o atual vice-governador Belivaldo Chagas a procurar outra legenda, a fim de disputar a reeleição para o Governo de Sergipe, se este for o desejo do seu grupo político, comandando por Jackson Barreto de Lima.

4

REELEIÇÃO

Na condição de vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas assumirá o Governo do Estado, no caso de Jackson Barreto renunciar para disputar o Senado.

5

QUASE 5

Se reelegendo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas ficará menos de cinco anos como governador dos sergipanos, uma vez que na condição de governador e disputando a reeleição não poderá disputar mais quatro anos, quando terminar o mandato de reeleito.

6

AMORIM

A filiação de André Moura vai alterar os planos do empresário José do Edvan Amorim irmão do senador Eduardo Amorim. Ele terá que pensar duas vezes se apostará numa nova candidatura e Eduardo, arriscando enfraquecer o grupo que faz oposição a Jackson Barreto, facilitando a vida política de Belivaldo Chagas.

7

COMANDANTE

Avaliam alguns político que Edvan não é burro e sabe que manter uma aliança com André Moura pode lhe garantir parte do comando de Sergipe, no caso de André se eleger governador, uma vez que Eduardo se manterá no Senado e Edvan terá mais força política em Sergipe.

NADA IMPEDE

Mas como em política já dizia uma velha raposa sempre olhando para o céu, só não se vê um boi voar, apesar da Argentina ter uma capital que chega bem perto, nada impede que Jackson se mantenha no PMDB e dispute o Senado numa chapa com André Moura candidato na sua sucessão e tendo Belivaldo como comandante de Sergipe.

CONSELHEIRO

Como tudo é possível neste País, de repente, não haverá impedimento para que Belivaldo Chagas termine a sua carreira política como mais um governador sergipano de Simão Dias e se aposente como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. É sair do inferno e entrar no céu, com sossego garantido para o resto de mais uns 60 anos de vida. A ciência avança e quem sabe até daqui uns anos ninguém morrerá, desde que faça o seu acerto com a ciência.

8

ASSISTENTES

O Conselho Municipal da Assistência Social de Aracaju (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza nos dias 26 e 27 de julho a XI Conferência da Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, a Conferência objetiva discutir e avaliar a Política de Assistência Social para aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nossa cidade. O evento acontecerá no Hotel Orion, localizado na rua Urbano Neto, n°121, Coroa do Meio.

09

CONSULTA NO FIES

A lista de instituições e os cursos ofertados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ser consultados na página eletrônica do Fies Seleção. As inscrições para o segundo semestre de 2017 começam na próxima terça-feira, 25, e vão até sexta-feira, 28.

 

No total, 75 mil novas vagas serão oferecidas aos estudantes que procuram financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31, quando também será aberta a lista de espera.

10

REGRAS ATUAIS

Apesar das mudanças anunciadas no início do mês no Fies para 2018, neste semestre continuam valendo as regras atuais. Poderão se inscrever os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.

11

NOMES

A confirmação da ida de André ao PMDB evidencia uma mudança até de nomes para concorrer ao cargo de governador do estado. Em ascensão nas pesquisas, André deve peitar a vaga na chapa majoritária em consonância com outros membros do grupo. Sendo assim, o deputado seria o candidato apoiado pela maioria das lideranças da oposição.

12

EMPOLGAÇÃO

Comenta-se nos bastidores sobre uma indisposição de Edivan Amorim no tocante a candidatura do irmão. Segundo apurado, Edivan não está animado com a “desenvoltura” do irmão e pretende não forçar a barra quanto a sua candidatura ao governo. Há quem diga que Eduardo não empolga e que é o único nome da oposição que não consegue obter crescimento nas pesquisas de opinião. Eduardo é técnico e a sua invenção política foi do irmão, que apostava que estava criando uma grande liderança política. Aposta errada. Mas como o pode Itabaiana é insistente, quem sabe um dia o ceboleiro não comande de direito Sergipe. De fato, já será uns outros mil.

13

CARTÓRIO

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6651/16, do deputado Julio Lopes (PP-RJ), que amplia os serviços prestados por cartórios de ofício de registro civil de pessoas naturais. Pelo texto, esses órgãos são chamados de “ofícios da cidadania” e podem prestar serviços em convênio, credenciamento ou matrícula. Os cartórios de registro civil são responsáveis por atestar fatos da vida civil dos indivíduos como nascimento, casamento, divórcio ou morte. O objetivo é aproveitar a fé pública desses cartórios e a presença deles em várias localidades do País para ampliar a rede de atendimento das entidades parceiras ou conveniadas. O documento seguirá preferencialmente por meio eletrônico.

14

AMPLIAÇÃO

Segundo Julio Lopes, a proposta vai ampliar a expansão de órgãos e entidades da administração pública, sem custos, pelo aproveitamento da capilaridade dos serviços do registro civil. “Os ofícios da cidadania constituem marco extraordinário de avanço rumo à eficiência, simplificação e desburocratização, aliando economia e ampliação de acesso aos cidadãos.”

TECNOLOGIA

Em sua quarta edição, a mostra tecnológica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju reunirá, nos dias 25 e 26, projetos interdisciplinares em que os alunos dos cursos técnicos integrados de eletrônica e informática vão expor pesquisas e protótipos desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2016. O evento também promoverá troca de livros e revistas entre o público.

REALIZAÇÃO

Realizada anualmente pela Coordenadoria de Eletrônica, por meio de um grupo de professores, a mostra é aberta ao público e atrai dezenas de visitantes, interessados em conhecer os resultados das atividades realizadas em disciplinas técnicas em sala de aula. A exposição dos trabalhos acontecerá no Pavilhão de Eletrônica professor Francisco Jansen, das 7h às 12h.

TRABALHOS

Nesta edição serão apresentados cinco trabalhos de conclusão de curso: Controle Automático de Dados Meteorológicos com Estação de Baixo Custo; Sistema de Aquisição de Pequenos Sinais; Implementação, Análise e Comparação de Códigos Utilizados em Competições de Robótica e Smartbeth: Uma Memória Eletrônica em Formato de Bracelete Controlada por Smartphones com vistas a auxiliar portadores de Alzheimer. A apresentação final desses TCCs acontecerá no primeiro dia do evento, terça-feira, 25, no laboratório 33.

PROTÓTIPOS

Já no segundo dia , quarta-feira, 26, serão apresentados  protótipos realizados nas seguintes disciplinas: sistemas programáveis, técnicas digitais, linguagem de programação e sistemas digitais, sistemas de automação, eletrônica de potência e sistemas programáveis.

RADIALISTAS

Depois de seis meses sem conseguir fechar um acordo com os patrões, os radialistas do Estado de Sergipe deflagraram greve por tempo indeterminado. O movimento grevista começou a zero hora deste sábado (22), com manifestações nas rádios e TVs. A reivindicação da categoria apresenta valores mínimos: reposição inflacionária de 4% e 1% de ganho real. Somando as duas reivindicações (reposição inflacionário e aumento real), a luta pretende ‘arrancar’ dos patrões míseros R$ 72, 92. Hoje, o piso dos radialistas é de apenas R$ 1.458,22.

CTB APOIA

Fora do ar O Comando de Greve anuncia que até a próxima semana, uma emissora de TV local poderá ter a programação cancelada. A categoria conta com o apoio da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da Fitert – Federação dos Radialistas do Brasil.

REUNIÃO

De acordo com os sindicalistas, hoje haverá uma nova reunião dos dirigentes do Sindicato das Empresas de Rádio e TVs. “Há um mês, deliberamos estado de greve e na última assembleia além da decisão da greve, os radialistas decidiram retirar do ar a programação de uma emissora televisão”, conta o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Alvanilson Santana.

UNIVERSO

Sergipe tem cerca de 2.000 radialistas profissionais e 33 emissoras de emissoras de rádio comercial e (TV Atalaia, TV Sergipe, Canção Nova, TV Aperipe e TV Alese (Assembleia Legislativa) e TV Câmara (Câmara de Vereadores de Aracaju).