Comportamento

Alunos da Dom José Brandão aprendem os benefícios de uma alimentação saudável


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou, na manhã desta terça-feira, 17, uma intervenção na Escola Municipal de Ensino Infantil Dom José Brandão de Castro, no conjunto Castelo Branco. Esta ação faz parte da parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju e a Faculdade Estácio de Sergipe/FASE, e contou com colaboração de alunos do 9º período do curso de fisioterapia, que realizaram diversas atividades lúdicas com os alunos mostrando a importância de manter uma alimentação saudável.

Segundo a técnica em gestão do PSE, Ilzinei Simões, estas ações contribuem diretamente para o processo de humanização dos serviços de saúde. “Quando se fala em serviço de saúde, normalmente, se refere a procedimentos ambulatoriais e não é somente isso. Com esta intervenção, atuamos também com a promoção e prevenção da saúde que resultará em pessoas mais conscientes com relação à saúde. Buscamos o envolvimento da população nas unidades através das atividades lúdicas e integrativa e não só apenas para o tratamento clínico”, pontuou.

O pequeno Gabriel Santos ficou muito contente em participar das atividades desenvolvidas pela equipe. “Eu comi salada de frutas e aprendi que tenho que comer sempre bastante salada para ficar forte e saudável”, falou.

A professora do curso de fisioterapia, Heloísa Matos, destacou que, através dessas ações, os futuros fisioterapeutas têm a oportunidade de uma vivência prática. “Em um processo de formação profissional a prática é o complemento fundamental da teoria, e é isso que eles vivenciam nessas intervenções. Hoje trouxemos salada de frutas, explicamos qual o valor nutricional de cada fruta e eles montaram um painel com frutas e verduras, interagindo de forma lúdica com a garotada” destacou.

Para a universitária Cristiane Mota, este contato ajuda a ampliar o campo de atuação. “Em cada visita técnica que fazemos, conhecemos um pouco mais das áreas que podemos trabalhar e isso contribui para o direcionamento que queremos em nossa carreira, após a finalização do curso”, enfatizou.

A também universitária Josi Nascimento não esconde o encantamento pela área de pediatria. “Apesar de já ter vivenciado outras realidades com as quais eu poderei trabalhar, o contato com as crianças é motivador. Elas nos enchem de carinho enquanto nós transmitimos conhecimento. É brilhante”, falou.

A coordenadora pedagógica da escola, Tereza Cristina Salmeron, afirmou que a atuação dos estudantes, em parceria com o PSE no ambiente escolar, contribui para o processo de formação escolar dos alunos, tanto dos que já estão em graduação quanto dos pequeninos. “A faixa etária que trabalhamos aqui na escola é de alunos com idades de três a cinco anos e toda integração que acontece aqui, os deixa muito felizes. Em especial hoje foi uma ação que beneficiará a saúde deles no futuro, então, é extremamente importante começar esse processo de educação alimentar desde cedo, para que possamos colher os resultados”, afirmou.

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTEA+A-
MAIS NOTÍCIAS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *