Coluna Aqui & Acolá

Ajude Candelária, para que ela não perca a visão


  • claudioESCURIDÃO
Moradores da rua Dom Quirino e adjacências no bairro 18 do Fortes denunciam que um posto tem lâmpada queimada há mais de um mês e não há providências. Eles telefonaram para a Prefeitura de Aracaju, mas até agora continua o breu, o que facilita a ação dos bandidos. Não demora muito com tantos ladrões que vai ser mais seguro morar dentro do prédio da sede da Petrobras do que na Dom Quirino.CONTAMINAÇÃO

Ligações clandestinas de esgotos poluem algumas praias da zona sul de Aracaju, porque os esgotos chegam ao mar com as águas sem qualquer tipo de tratamento, colocando em risco à saúde dos banhistas. E onde está o saneamento básico e a infraestrutura apregoados pelas autoridades, que comandam Aracaju e Sergipe? Será que as bactérias comeram a grana, para execução das obras?

MESTRES

Diante de uma nota que publiquei, dando conta de que o ex-bigodudo, governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, resolveu fazer gracinha e não mais irá descontar os dias em que os professores ficaram em greve, recebi este recado: Prezado Cláudio, sobre os salários é que foram descontados de pessoas que não aderiram a greve e também de pessoas que estavam de licença médica, mostrando o desorganização que se encontra a SEED. Não foi bondade do governador, tendo em vista que até agora não sé posicionou sobre os dias descontados. Saudações amigo!!! Digo a este mestre que desorganização administrativa, de repente, é uma das qualidades do doutor Jorge Carvalho do Nascimento, todo poderoso Secretário de Estado da Educação, conforme me confessa um camarada leitor e eleitor.

COMÉRCIO

É preocupante a situação na indústria e comércio sergipanos. As demissões já começaram e os empresários não sabem como agir, para a recuperação da economia. A indústria e cosmético também sofre com a situação. O empresário Domingos Luiz Pingo disse que teve que demitir 20% do quadro, mesmo contra a sua vontade. Todo empresário sonha com a empresa sempre crescendo, cheia de funcionários e produtos. Mas o cenário não é animador este ano, disse.

EXPORTAÇÕES

A coisa está muito difícil e até o aumento do ICMS da energia elétrica da indústria de 8%, que passará para 25%, contribui para derrubar de vez. A gente está vendo ai que várias indústrias diminuem a capacidade produção e investimentos futuros e quem perde é o trabalhador, empresário, município e o País, lamenta o empresário Diego Rossani, ressaltando que está prevendo exportar a produção, mas é difícil com o aumento dos custos, que resulta na redução de investimentos.

RECESSÃO

Alexandre Wendel, superintendente da Fecomércio, diz que com a inflação, recessão, aumento do desemprego, queda do poder aquisitivo, fazem um quadro catastrófico. Governo do Estado e empresários têm que se buscar soluções para estes problemas antigos, que retornam. O equacionamento tem que ser a médio e longo prazo.

CANDELÁRIA

Maria Niziana Castelino. Você sabe quem é? Mas se disser Candelária, 66 anos, logo vem a mente a ex-prostituta, que fundou uma entidade, para amparar este segmento. Candelária já teve a sua história contada em livro, enfrenta problemas de visão e pode ficar cega a qualquer momento. Ela não tem condições financeiras para custear a cirurgia e despesas do pós-operatório. Sem visão perfeita, ela não pode produzir peças de artesanatos, que ajuda no sustento da casa. Ela tem que costurar e desmanchar e os problemas de visão impedem da execução das tarefas.

ASSOCIAÇÃO

Candelária deixou a presidência da Associação Sergipana de Prostitutas, fundada há mais de 25 anos. Sem dinheiro, não pode colocar gasolina no carro, para poder visitar as profissionais e dar orientação. A luta de Candelária dura 3 anos e ela precisa de ajuda para a cirurgia. Com lágrimas nos olhos, ela diz que seu maior temor é ficar cega, por isso pede ajuda a quem puder fazer alguma coisa por ela, antes que seja tarde demais. Quem quiser ajudar pode depositar qualquer quantia na agência 1404-8 do Banco do Brasil, conta corrente 94681-8, em nome de Maria Niziana Castelino. Vamos ajudar este ícone de luta das sergipanas.

AMBULANTES

Ambulantes que comercializam no calçadão da Orla da Atalaia Velha continuam na queda-de-braço com a Emsetur, que não quer a turma naquele local. Eles ocupam uma outra área na calçada, que divide as pistas da orla. A artesã Sheila Soares Lima disse que eles foram avisados de que seria proibido ficar no calçadão. Um grupo resiste e fica na calçada. O turista carioca Antônio Carlos Maia disse que não vê motivo para retirar o pessoal do calçadão. Sheila garante que a mercadoria do pessoal tem nota fiscal e todos trabalham dentro da legalidade e assegura que a Emsurb não tem mexido com os ambulantes.

DIVULGAÇÃO

Turistas que visitam Aracaju acham que os artesãos devem continuar comercializando no calçadão da Orla da Atalaia Velha, uma vez que é uma forma de divulgar a arte feita no Estado. Se proibir, diminui o poder aquisitivo das famílias. Então, deixem o pessoal trabalhar, comenta o turista Antônio Carlos Maia. E aí dona Emsetur deixa ou bota a turma para correr? Tem haver diálogo e bom senso.

CAPIM

De lá de Itabaiana me vem esta de Alex Lira: Ouvindo aqueles velhos comentários de apaixonados políticos, diziam-se que a candidata de Luciano seria sua esposa e o vice, Carlos Elói….. Lógico que o genro do empresário e vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, tá sendo cobiçado apenas por causa do controle da emissora Itabaiana FM. A oposição só tem um nome que pode derrubar o ditador, Luciano Bispo e Edson Passos como vice. Os demais serão apenas uma piada. Mas se tiver capim suficiente para os burros à conversa poderá ser diferente.

CONDENADA

A prefeita de São Miguel do Aleixo, Maria Oliveira da Cruz, conhecida como Selma de Mauro de Rocha (PDT), foi condenada pela juíza da Comarca de Ribeirópolis, Ana Maria Andrade Freiman Barrozo, por ocupar uma área pública, a qual fez seu bem particular e por concessão de gratificações irregulares para servidores, entre outras irregularidades apontadas pelo Ministério Público. Selma de Mauro não deverá deixar a Prefeitura, mesmo não recorrendo da decisão. A decisão da juíza mantém,  direitos políticos de Selma, mas ela terá que pagar multa pelos ilícitos cometidos. A condenação é decorrente de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual.

INVASORA

A prefeita Selma de Mauro de Rocha ainda foi condenada a uma pena de multa civil pelo fato de ocupar terreno público, fazendo o uso de tal imóvel, importando em violação de princípios da impessoalidade e da finalidade pública da Administração Pública. A juíza Ana Maria Andrade Freiman Barrozo entendeu que sejam inadequadas as penas de perda da função pública, bem como a suspensão dos direitos políticos.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *