Servidores


Servidores realizam manifestação na porta da prefeitura
Objetivo é criação de mesa de negociação permanente

 

Servidores de Barra paralisam e realizam ato(Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta quinta-feira, 30, servidores públicos de Barra dos Coqueiros, região da Grande Aracaju, paralisaram as atividades e ocuparam a calçada da prefeitura municipal. De acordo com os servidores, o objetivo é a criação de uma mesa de negociação permanente para discussão e cumprimento da Lei 728/2012.

De acordo com a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Barra dos Coqueiros (Sindibarra), Verônica Silva, as discussões a serem realizadas com a formação da mesa permeiam as negociações salariais em benefício da categoria, os direitos previdenciário, entre outras questões.

“A Lei 728-2012 é um complemento da Lei orgânica que foi revisada em 2012 através da emenda nº 04, que defende que o nosso salário mínimo deve ser fixado em Lei Nacional. No entanto, temos o básico de R$ 678, que era o antigo salário mínimo. Queremos, portanto, o reajuste que nos é garantido por direito e para iniciar o processo de negociação, a formação da mesa”, declarou Verônica Silva.

Negociação

Verônica Silva é presidente do Sindibarra

A presidente do Sindibarra ainda ressalta que desde julho de 2013 há tentativas de aproximação com a gestão pública municipal, com envios sucessivos de ofícios, sem obtenção de respostas ou reuniões com o secretário de planejamento Adelmo Apóstolo de Araújo.

Prefeitura

O secretário, por sua vez, recebeu os manifestantes durante o ato, que recebeu o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE). “Foi feita uma reunião em março de 2013, com representantes desse e de outros sindicatos, quando a categoria exigiu reajuste salarial de 14% em cima do salário base. A Prefeitura concedeu 9% no mesmo ano, acompanhando o reajuste nacional do salário mínimo estabelecido pelo Governo Federal”, explicou Adelmo.

Segundo o secretário a Prefeitura pagou, em janeiro de 2013, os salários relativos ao mês de dezembro de 2012, em atraso ocasionado pela administração anterior. “Não é do interesse da Prefeitura prejudicar os servidores públicos, por isso marcamos para 05 de fevereiro a primeira reunião da mesa de negociação”, garantiu.

Secretário de Planejamento de Barra, Adelmo Apóstolo de Araújo

Por Nubia Santana


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *