Arte & Cultura

Praça São Francisco: chancela é comemorado com atividade


O espaço foi construído no final do século XVI
A programação contou com ações no Museu Histórico

O Município de São Cristóvão está em festa pela comemoração do sétimo aniversário da Chancela da Praça São Francisco, 18 º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil. Nesta terça-feira, 1º de agosto, dia do aniversário, turistas e moradores locais, tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades promovidas pelo Governo de Sergipe, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SE).

Compondo a programação o Conselho Estadual de Cultura, realizou sua reunião ordinária no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, com o intuito de se aproximar das demandas culturais da cidade. “Esta reunião de hoje é bastante significativa por tornar o Conselho algo itinerante, nos colocando em contato com a comunidade. Com essa mobilidade, além de proporciona visibilidade do trabalho que realizamos ao longo do ano todo, também visamos estimular a criação dos conselhos municipais de cultura”, argumentou o presidente do Conselho, Antônio Amaral.

A reunião do Conselho contou com a participação do Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, que falou sobre a data e o município. “A importância de São Cristóvão dentro do Estado é muito grande, não só pelo seu passado, por ter sido a Capital de Sergipe, mas por tudo que ela representa culturalmente. Então é um prazer estar aqui participando destas comemorações que seguem até sexta-feira”, afirmou.

Os festejos do aniversário tiveram continuidade no Museu Histórico de Sergipe, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que recebeu turistas, estudantes e visitantes locais.  As atividades iniciam com a exibição do documentário “A fina malha do tempo”, de Romário Silva, que conta a história do Festival de Arte de São Cristóvão. “Nós do Museu Histórico de Sergipe ficamos muito feliz por comemorar a Chancela da Praça por mias um ano, porque é um titulo muito importante, não só para São Cristóvão, mais também para o Estado e Para o Brasil, pois se trada de um Patrimônio Mundial, que nós batalhamos para ser reconhecido e que temos o dever de zelar”, defendeu o diretor do Museu, Sergio Lacerda.

No final da tarde, a galeria do Museu realizou a abertura da 9º Mostra de Artes Visuais do Centro Acadêmico de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe (Cenarte – UFS), e da apresentação dos músicos Thiago Ruas e Dimas Conceição.  Com cerca de 50 obras de artistas e estudantes de artes visuais, a mostra reúne desenhos, pinturas, fotografias, esculturas e instalações.

Para a estudante de Artes Visuais da UFS, Larissa Vieira, participar da exposição no Museu representa, não só a divulgação do seu trabalho, como também a possibilidade de estabelecer parcerias. “Acho este momento muito importante, não só pela oportunidade de expor nossos trabalhos, assim como por poder conhecer a produção dos colegas e formar parcerias. A mostra coletiva proporciona uma visibilidade importante para quem está começando, pois este é um Museu bastante reconhecido no Estado e que recebe muitos visitantes e turistas”, afirmou.

A programação segue no dia 02 de agosto, com uma roda de conversa com os alunos da rede pública de ensino, mediada pelo historiador, Thiago Fragata e o diretor de Patrimônio Histórico, artístico e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcos Paulo, que abordará o tema “Praça São Francisco”.  Também voltada para os estudantes, no dia 03 de agosto, às 10h, será apresentada outra sessão de cinema no museu, com o filme “A Orquestra dos Meninos”, de Paulo Tiago.

História

A Praça São Francisco representa o coração da parte alta de São Cristóvão, abrigando as estruturas políticas, judiciais e religiosas do centro da cidade. O espaço foi construído no final do século XVI e início do século XVII e permanece ao longo desses mais de quatrocentos anos uma referencia da história e também da identidade sergipana.

Fonte e Foto: Secult